Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Empresa surpreende e usa forma inusitada de se combater a pirataria em seu jogo


Uma empresa de desenvolvimento de games, depois de pensar bastante tempo em uma forma de combater a pirataria em seus jogos, resolveu então usar a própria pirataria para isso.

A Greenheart Games lançou um jogo chamado "Game Dev Tycoon", onde coloca o jogador para viver a experiência de se desenvolver games e faz com que ele sinta os efeitos causados pela pirataria.

A empresa desenvolveu duas versões do jogo. A primeira versão, que é a original e vendida no site da empresa, roda normalmente. A segunda versão foi alterada e propositalmente foi liberada para download em sites de compartilhamento de arquivos. Na versão alterada, o jogo segue normalmente até um certo ponto, onde os jogadores mal conseguem pagar as despesas e investimentos por causa dos games desenvolvidos estarem sendo baixados ilegalmente.

Segundo a empresa, um dia após o lançamento do game, 93% das pessoas obtiveram o game de forma ilegal e sofreram as consequências disso.

Os criadores do game disseram que poderiam apenas avisar que a cópia do jogo é ilegal mas não quiseram perder a oportunidade de "segurar um espelho" na frente dos jogadores e mostrar o que a pirataria causa para os desenvolvedores de games.

Depois de algumas horas jogando a versão alterada do game, a seguinte mensagem aparece: "Chefe, apesar de muitos jogarem nosso novo jogo, eles o roubam fazendo o download de uma versão crackeada ao invés de o comprar legalmente. Se os jogadores não comprarem os jogos que eles gostam, nós iremos a falência mais cedo ou mais tarde."

Os desenvolvedores porém perceberam algo curioso, que os jogadores que baixaram a versão alternativa do jogo ao invés de comprar a versão original por US$8,00 estavam reclamando dos problemas causados pela pirataria no jogo em fóruns.

Sabemos que aqui no Brasil os games muitas vezes são muito caros, o que nos leva a procurar os jogos que queremos ilegalmente. Para reduzir isso eu acho que as empresas juntamente com o governo deveriam criar uma solução para conseguir trazer jogos com preços acessíveis aos gamers desse país. E você o que acha? Comente aí e não esqueça de curtir nossa página no Facebook para continuar ligado nas melhores notícias do mundo da tecnologia.