Um smartphone que consegue exibir fotos e mapas utilizando o Sistema Braille, já imaginou? Pois é, esse smartphone pode chegar às lojas ainda este ano.
Criado pelo designer Sumit Dagar juntamente com pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Délhi, o celular transforma as imagens em pequenos pontos salientes na superfície do aparelho para que possam ser reconhecidas pelo tato.
A pesquisa durou três anos até que Dagar conseguiu criar um protótipo que conseguisse bons resultados nos testes. Dagar disse em seu site oficial que o projeto irá oferecer uma plataforma inovadora, permitindo uma nova dimensão para a comunicação destes usuários.
A primeira vez que o trabalho foi apresentado foi em 2011, no seminário TED Talks, nos Estados Unidos e ganhou um financiamento por um prêmio da Rolex, que incentiva projetos inovadores pelo mundo. Dagar disse que quando o produto estiver pronto, ele será capaz de exibir imagens em tempo real. Imagine uma pessoa com deficiência visual participando de uma vídeochamada e podendo sentir as expressões faciais da outra pessoa por meio do tato. Não seria demais?
A superfície do aparelho é composta de vários pinos salientes que podem se movimentar para cima e para baixo para criar assim as imagens e textos para o usuário. A tecnologia usada é chamada de shape-memory alloy, que faz com que a superfície de alguns materiais, como por exemplo do aço e do zinco, possa retornar à sua posição normal quando sofre ação do calor.
Por enquanto não se tem a data certa do lançamento do produto, nem qual será o preço e nem quais países o receberão primeiro, mas posso dizer uma coisa, esse é um grande passo para a tecnologia!