Você já se imaginou indo para a escola sem carregar mochila, cadernos, livros, canetas, etc? Isso já é realidade. Depois de ver seu filho carregando uma mochila pesada, cheia de cadernos, livros, entre outros objetos, um casal que mora em Nova Lima-MG, cidade vizinha de Belo Horizonte, resolveu pensar em um aplicativo para iPad que substituísse os cadernos. Eles foram até a IDS Tecnologia, maior parceira da Apple do Brasil e encomendaram o aplicativo, que foi desenvolvido pela empresa em cerca de 90 dias.
O aplicativo se chama Studying Pad e está disponível para download desde o mês de janeiro e já está em sétimo lugar na categoria Educação. Sua versão gratuita vem com dois cadernos, mas os usuários podem comprar uma extensão, com pacotes de até oito cadernos.
Até agora o aplicativo já foi baixado mais de 9 mil vezes, contendo também uma versão em inglês e sendo utilizado também em países fora do Brasil como: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Portugal. Até o fim do ano se pretende criar também uma versão do mesmo para Android.
Funcional para alunos do ensino fundamental até mesmo concurseiros, o aplicativo conta com uma variada gama de funcionalidades, entre elas:
- Agenda sincronizada com horário das aulas;
- Cronograma de aulas;
- Possibilidade de inclusão de fotos;
- Aplicativo para desenhos;
- Digitação por toque ou por teclado via Bluetooth;
- Impressão ou exportação do conteúdo em formato PDF para compartilhar com os colegas e amigos;
- Enviar conteúdo também por e-mail;
- Busca por palavra;
- Agendamento de aulas, escolhendo dia e hora da aula, e na hora agendada o aplicativo abre automaticamente na aula agendada;
Com um aplicativo desse, estudar fica até mais divertido, sem contar que ajudará muito aos alunos que sofrem com o peso excessivo das mochilas e lembrando ainda a questão ambiental, se um aplicativo desse se torna um padrão a ser usado pelas escolas, muitas árvores deixarão de ser derrubadas.
Na minha opinião este aplicativo tem grande chance de fazer muito sucesso, mas para aumentar sua notoriedade e popularidade terá de ser lançado primeiro a sua versão Android, já que pelo menos aqui no Brasil é um sistema mais usado do que o iOS. E também o governo poderia dar uma ajuda (realizando parcerias com empresas por exemplo) para que os estudantes de todas classes sociais conseguissem adquirir um "Tablet Educacional", voltado apenas para ser usado no processo de educação dos estudantes e assim melhorar o processo de educação brasileiro.
E vocês o que acham? Não esqueçam de comentar aqui o que pensam sobre este assunto. Muito obrigado por ler esta matéria e até a próxima pessoal! Abraços.